segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Governadora entrega mais dois infocentros em Icoaraci :

"Ao terem acesso a cursos de informática, os jovens podem ter uma oportunidade de evitar cair na marginalidade e no tráfico de drogas". Com essas palavras, José Augusto Pereira de Freitas, membro do Conselho Gestor do Infocentro da comunidade Paracuri II, inaugurado na manhã deste sábado (23), em Icoaraci, deixou claro o impacto positivo das ações de inclusão digital do Governo do Estado.

Localizado numa área pobre de Belém, carente de infra-estrutura urbana, o bairro do Paracuri II pode comemorar desde hoje a sua inclusão na grande rede mundial de computadores. O infocentro instalado na associação do moradores do bairro conta com 8 computadores e terá acesso à internet de alta velocidade do programa Navega Pará.

Nesta mesma manhã, a governadora Ana Júlia Carepa inaugurou mais um infocentro, na comunidade São Paulo, em Icoaraci. Dispondo de 14 computadores, este é o 82o infocentro instalado no estado e mais um dos 26 infocentros que serão entregues neste mês de janeiro. "Já temos mais de 80 infocentro em todo estado, e nossa meta é chegar a 150 até o fim do ano", prometeu a governadora.

Outro três infocentros serão entregues no distrito de Icoaraci ainda este mês, além de um espaço de acesso livre à internet.

"É mais uma oportunidade para nossa juventude, que passa a ter acesso a cursos de informática básica e também à educação e à informação", disse a governadora. Além de promover acesso a internet, o infocentro torna-se um espaço de educação de jovens e adultos da comunidade, através de cursos de informática básica e línguas. "Em primeiro lugar colocamos monitores nos infocentros, escolhidos na própria comunidade, que recebem bolsas para ministrar cursos de informática básica".

"Esse é um momento histórico para nossa comunidade, pois esse projeto só vem a somar na formação de nossos jovens", disse dona Maria Doraci, vice presidente do Centro Comunitário e integrante do conselho gestor do infocentro da Comunidade São Paulo. "Nós determinamos o bloqueio aos sites de pornografia e violência, portanto as famílias podem ficar tranqüilas que os seus filhos não terão acesso a sites que não contribuem com a formação moral deles", reforçou a governadora.

Investimentos - A governadora anunciou à comunidade outros investimentos que estão sendo feitos pelo governo do estado em Icoaraci, entre eles a revitalização da avenida Arthur Bernardes, que proporcionará uma via de acesso mais rápido ao centro da cidade. A rodovia, parte do projeto Ação Metrópole, que prevê a construção de um viaduto no cruzamento das avenidas Júlio César e Pedro Álvares Cabral e o prolongamento da avenida Independência em sua primeira etapa, trará ciclovias para o distrito de Icoaraci, tornando o trânsito mais humano.

Outro investimento importante é o Distrito Industrial de Icoaraci, que está sendo entregue totalmente urbanizado, e abrigará diversas indústrias dentro da nova onde de crescimento industrial do estado. Ainda este mês a governadora deverá entrega ainda 138 casas na comunidade Taboquinha, dentro do Programa de Aceleração de Crescimento, o PAC Habitação e Saneamento.


Nenhum comentário: