terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Mutirão da Cidadania abre festejos pelos 360 anos da Santa Casa.


 
A Santa Casa completará 360 anos nesta quarta-feira, 24, mas o aniversário começará a ser celebrado na véspera, de 8 às 14 horas, com um Mutirão da Cidadania, na Praça Brasil, onde haverá emissão de documentos, orientações sobre programas sociais e consultas médicas, palestras sobre a saúde do recém-nascido e das mulheres e atividades culturais. 
Será lançado também, pelos Correios, o Selo Comemorativo dos 360 anos da Santa Casa, com a presença da governadora Ana Júlia Carepa e outras autoridades. E inaugurada a Galeria Memórias da Misericórdia, que conta a história da Santa Casa e mostra a rotina de trabalho na instituição.
Investimentos - De 2007 a 2009, o Governo Popular investiu na Santa Casa R$ 12.563.246,66 para modernizar a Unidade Neonatal, construir o Ambulatório da Mulher, reformar e ampliar os ambulatórios de clínicas especializada e cirúrgica, construir a nova portaria de acesso, reformar o centro obstétrico, comprar equipamentos para as áreas de assistência e administrativa, entre outras ações de intervenção física e de capacitação profissional. Esses recursos não incluem os destinados à nova Unidade Materno-Infantil, orçada em R$ 110.830.228,15.
Nesse período, a gestão avançou com realização do planejamento estratégico, renovação da certificação da Santa Casa como Hospital de Ensino, pagamento de bolsas aos preceptores, incremento de 5% no percentual da Gratificação de Desenvolvimento Institucional(GDI), Programa de Valorização Profissional com a instituição do Prêmio "Angelina Lobo" de reconhecimento profissional, reintegração da Santa Casa à Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue) e Confederação Brasileira das Santas Casas, implementação das ações de controle social, com o Conselho Gestor, Comissão de Fiscalização da GDI e Colegiado de Gerentes.
Em 2009, foram realizados 94.055 atendimentos ambulatoriais, 2.659 cirurgias, 33.741 atendimentos de urgência obstétrica, 5.491 partos, além de 126.212 atendimentos farmacêuticos, 12 mil internações, 36 mil exames de diagnóstico por imagem e 480 mil exames laboratoriais.
A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará é um hospital geral de Assistência à Saúde que atua nas áreas de Ensino, Pesquisa e Vigilância a Saúde e desenvolve programas prioritários, como os de Atendimento às Vítimas de Escalpelamento (Paives) e o de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual (Propaz), entre outros. O hospital tem 371 leitos em Obstetrícia, Neonatologia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Pediatria.

Programação (23/02/09)
8h às 14h
Local: Praça Brasil
Mutirão da Cidadania
9h (a partir)
Local: Santa Casa
Inauguração da Galeria Memórias da Misericórdia
Cerimônia de Nominação do Museu da Santa Casa
Lançamento do Selo Comemorativo pelos 360 anos da Santa Casa
Secom, com informações da Ascom/Santa Casa.

Nenhum comentário: